Te Dedico | Porque eu acho importante dedicatórias

Um dos primeiros livros que ganhei de presente do meu tio. Ano 2003.

Muitos já devem saber que eu adoro ler. Leio desde criança e tenho orgulho de dizer que sou uma 'leitora compulsiva' rs.
Claro que no começo eu tive muito incentivo da minha família, eles sempre foram (e ainda são) os meus maiores exemplos. Sempre tivemos livros aqui em casa e os meus tios e os meus primos também, 
Nunca esqueço do dia que pedi para o meu tio um livro de presente de Natal, ele ficou tão feliz de ver que eu tinha interesse que quase sempre, desde então, é um livro que eu ganho dele. :)
Também nunca esqueci de quando a minha prima mais velha me deu de presente os livros dela, que ela leu quando tinha a minha idade na época (12/13 anos). Eu ainda os tenho, mas meus irmãos já leram e outros primos nossos também.
Mas porque eu to dizendo tudo isso? Bom, junto com os livros de presente, sempre vieram junto as dedicatórias. Porque não sei se vocês sabem, mas quando presenteamos alguém com um livro, nós dizemos muito mais do que: "Olha, tá aqui seu presente. Felicidades!". Supõe-se que aquela escolha não foi aleatória, que quem presenteia escolheu com carinho e propósito aquela história.
Então, nada mais natural do que dizer, ou melhor, deixar registrado o que foi que motivou aquela escolha. Por isso considero as dedicatórias tão importantes. Quando recebo algum livro já vou louca procurá-la nas primeiras páginas, é um carinho que vai ficar pra sempre ali.
Não preciso nem dizer a decepção que é ganhar um livro sem dedicatória né?! rs
Sei que nem todo mundo se sente a vontade escrevendo, tem pessoas que acham que não sabem se expressar bem através da escrita, eu entendo isso. A dedicatória não precisa ser um ~textão~, pelo contrário, em poucas palavras a gente já consegue passar a mensagem. 
E  se alguém precisar de dicas, eu estou sempre à disposição rs.

Foto: eutededico.com.br

Existe um site chamado Eu Te Dedico que na verdade é um projeto de uma galera que posta as dedicatórias que as pessoas recebem por aí. É bem legal e bastante interessante, porque além das fotos da dedicatória e a dedicatória em si, os posts são acompanhados pela história das pessoas. De quem elas ganharam, ou de quem elas imaginam serem os primeiros donos dos livros (já vi post de livros comprados em sebos). 

Pra não termos dúvidas na hora de dar presentes:
Regras da vida #87: Nunca dê um livro de presente sem dedicatória.

Comentários

Postagens mais visitadas