Vai ter Copa, sim!

Viva Evaristo e Sandrinha, sempre rendendo bons memes haha
Esse é o tema da blogagem coletiva de Junho do #rotaroots.
Então, se alguém ainda tava duvidando, ou tinha esperanças que a Fifa cancelasse a Copa, sinto informar que não foi dessa vez: VAI TER COPA SIM, MINHA GENTE! E VAI TER COPA PRA CARAMBA! HAHA

Mas esse post não é sobre o que eu acho do evento, nem se tá certo ou tá errado, nem se a culpa é da Dilma, dos PTralhas ou do raio que o parta. Nesse post eu vou contar pra vocês o que eu acho de mais legal no nosso país, as coisas que eu gostaria que os turistas gringos que estão chegando vissem e assim terem uma noção menos estereotipada do Brasil.


Vamos começar pela parte boa? Vamos falar de comida! 
Tá certo que nesse quesito os gringos são espertos e a gente também faz uma campanha linda pela feijoada (que particularmente acho di-vi-na), mas não é só a nossa feijuca que merece destaque né?
A Copa não podia ser num mês melhor que junho, tem Festa Junina! Tem quentão, tem vinho quente, tem bolo de fubá, tem curral com canela..só de falar da água na boca, certeza que se pelo menos um gringo for em uma quermesse que seja já vai mudar a vida dele, a pessoa não vai mais ser a mesma depois dessa experiência. Se estivéssemos  no verão eu sugeriria que ele tomasse açaí na tigela, com leite condensado, leite em pó e granola (sim, esse é o jeito certo de comer açaí), muito amor também. <3
Sem falar no nosso refri de guaraná né? Outro dia fiquei meio brisando (novidade) sobre a questão do guaraná, tipo..pra gente é normal sabe, ter a opção de pedir num restaurante, foodtruck, whatever. Mas na gringa não tem! Tipo, NÃO TEM guaraná! Meu Deus! Como viver nesse mundo? rs
Sou curiosíssima pra experimentar outras culinárias, tenho meio nojinho, faço cara feia mas experimento mesmo assim. Mas sinceramente? Não há como a comida brasileira, nada supera um feijãozin fresquinho, um bolinho de arroz feito com arroz que sobrou da janta, não tem igual gente, temos sorte.

Guloseimas de festa junina <3 não precisa dizer mais nada, rs
 Nós brasileiros sabemos que as nossas praias são lindíssimas e que o nosso litoral é amor, mas nem só de praia é composto o nosso país né? Acredito que vai ser legal os gringos conhecerem outras cidades, tipo Belo Horizonte que é mais no interior, as próprias cidades do interior paulista (que estão sendo utilizadas para hospedagem de algumas seleções), cidades que não estão no eixo SP-Rio também. O Brasil é tão grande, tem tanta gente, tanta beleza natural, a gente meio que negligencia as nossas belezas mas elas ainda estão aqui (ainda bem). Nunca fui no Pantanal, mas acho que vale uma visita, assim como Brasília e Belém no Pará.

Não vamos nos esquecer da música né. Mas não é só o samba e a bossa nova que são ritmos que devemos apresentar pros gringos, tem também o carimbó, o maracatu, o frevo, a dança de quadrilha (olha a festa junina aí de novo, rs), tecno-brega, funk, o nosso rock, nossas bandas que falam sobre o que é ser brasileiro, todos esses são exemplos que podemos usar para tentar explicar (pelo menos um pouquinho) o que é ser brasileiro, o que é nascer nesse país de meu Deus, que tem tanta coisa bonita e tanta coisa ainda a ser melhorada.

Carimbó - dança típica do Norte do país
Eu sou uma otimista, acho até que arrisco dizer que sou patriota. Nunca senti vergonha de ter nascido no Brasil, nem quando vejo a gente ser manchete (de uma maneira negativa) na gringa, nem quando nossos políticos são presos com dólares na cueca, nem nessas situações eu senti vergonha. Sabe por que? Porque eu sei que essas pessoas não representam um décimo dos brasileiros, porque eu sei que aqui tem muito mais gente trabalhadora e honesta do que o contrário.
Acredito com todo meu coração que estamos no caminho certo, que cada vez mais as pessoas estão tomando consciência de que nós podemos sim fazer a diferença, que cabe a nós mesmos mudarmos as coisas que achamos estarem erradas. Cada vez fica mais claro pra mim que estamos procurando cumprir com os nossos deveres e direitos como cidadãos, e também a quem devemos cobrar por melhorias e como devemos nos fazer ser ouvidos. E isso já é um grande avanço. Nosso país é muito jovem ainda, nossa história é recente, o mais importante a gente já descobriu, somos nós que devemos cuidar da nossa terra, dos nossos interesses.
Me alegra ver as pessoas conversando sobre política, sobre questões importantes como a causa das mulheres, dos negros, das pessoas de baixa renda e todas as outras minorias. Me alegra saber que existem MUITAS pessoas no Brasil que se importam com o próximo, com os nossos recursos naturais e com as causas ambientais. 


Isso é o que eu mais quero que os gringos vejam, que nós  podemos sim sermos um país sub-desenvolvido, com muitos problemas estruturais, mas que tem um povo forte, trabalhador, alegre, que a cada geração está mais esclarecido e mais preparado para tornar deste país um ótimo lugar pra se viver. Um lugar onde a maioria sinta orgulho de ser brasileiro, assim como eu.

Festa é com a gente mesmo, rs

Comentários

Postagens mais visitadas